segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

"A Vida dos Outros": Este vale o ingresso!

Não é de hoje que o cinema alemão vem nos brindando com belas obras. Nos últimos anos, tivemos alguns exemplos disso, como "A Queda", "Adeus, Lênin", e "O Milagre de Berna", entre outros. Neste final de semana, pude comprovar esta tese ao assistir "A Vida dos Outros", vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro de 2006.

Trata-se de um belíssimo filme, que traz emoção e reflexão na medida certa. Dirigido por Florian Henckel von Donnersmarck, tem como pano de fundo a Alemanha Oriental entrando na fase decadente do regime. Tem como personagem principal um capitão da Stasi, a polícia secreta do governo, que decide espionar a vida de um dramaturgo famoso e de sua namorada, uma atriz de sucesso que tem um caso com um ministro de Estado.

Aos poucos, a vida do espião e do dramaturgo parecem trilhar caminhos semelhantes, a ponto do militar começar a proteger a quem ele deveria investigar. O final surpreende e emociona, da mesma forma que a atuação de Ulrich Muhe (morto no último mês de julho), que faz o papel do capitão Wiesler.

Se puder, não deixe de assistir

Nenhum comentário:

Postar um comentário