terça-feira, 14 de outubro de 2008

Pedro Cardoso e a polêmica da nudez no cinema: vamos parar de hipocrisia!

Ainda repercute muito o polêmico discurso de Pedro Cardoso (foto), feito na semana passada no Festival do Rio de cinema, onde ele critica duramente o excesso de cenas de nudez no cinema e na televisão (reveja aqui). Cardoso participava do lançamento de seu filme, Todo Mundo Tem Problemas Sexuais, de Domingos de Oliveira, e a pedido do ator, não tem cenas de nudez, embora o sexo seja o tema principal.

Na edição da última segunda-feira da Folha de S. Paulo, vários diretores se manifestaram a respeito da posição de Pedro Cardoso. Como sempre, muitos ficaram em cima do muro.

Já o cineasta Carlos Reichenbach (de Garotas do ABC e Falsa Loura, entre outros), criticou duramente a posição do ator. "Representar é se colocar nu. Essa postura de ator que renega o corpo me assusta. Achei tão moralista, tão absurda. É uma coisa retrógrada que, num certo sentido, avaliza a censura", disse Reinchenbach à Folha.


Toda este polêmica, porém, pode esconder apenas um problema pessoal. Ainda segunda a Folha, a atriz Graziella Moretto, apontada como namorada de Pedro Cardoso, fez sua primeira cena de nudez no longa Feliz Natal, de Selton Mello, que convidava a equipe para assistir, em sua casa, a versões prévias do filme.

No manifesto de Cardoso, ele cita "sessões privês" para exibir a nudez de atrizes que "cineastas de primeiro filme" realizam para amigos. Fica claro, então, a quem são dirigidas as palavras do simpático Agostinho, do seriado A Grande Família, da TV Globo.

Portanto, caro Pedro Cardoso, por que é que você não vai tirar satisfações com Selton Mello e pára de falar bobagens? Sim, porque se for para atacar o excesso de cenas de sexo, que tal apontar suas baterias para as emissoras de TV, entre as quais a que você trabalha, que abusam do direito de exibir corpos sem roupa e cenas picantes em horários muitas vezes impróprios para menores?

Só vai ao cinema quem quer e pode pagar o ingresso, bem diferente do que ocorre em novelas e programas "humorísticos" de baixo nível, que invadem nossas telas sem pedir licença. E não me consta que algum ator ou atriz teve que tirar a roupa sob a mira de um revólver.

5 comentários:

  1. Meu caro, que barraco!!! Estou surpreso com tudo isso. Na verdade, a nudez está inserida no cinema. Acredito que o cinema brasileiro sempre explorou muito o nú, o sexo, os palavrões, porém num certo período (das pornochanchadas). Agora, as coisas mudaram muito. Se existir profissionalismo, não se tem motivos para posições como essas. Na verdade, acho isso um absurdo sem tamanho!!! risos... Como disse acima, estou surpreso!
    abraço

    ResponderExcluir
  2. Sr. Laguna,

    Não acho de forma alguma bobagens as opiniões do ator Pedro Cardoso. A atriz Cláudia Abreu também concordou com ele quanto a "forçação de barra" pela nudez. Por que escolher a profissão de ator/atriz deve vir junto com uma espécie de indução a "ficar nú pela arte", quando sabemos que isto ocorre muitas vezes para simplesmente atrair público? Desenvolver idéias quanto a limites não tem nada a ver com a censura de outrora. Tem a ver com desenvolver uma sociedade mais saudável, menos machista, que vende melancias e melões, e esquece a reflexão e o respeito ao próximo.

    ResponderExcluir
  3. Oi, Thaís,

    Não precisa do Sr. não, tá? (rs)

    Seguinte: não acho que são bobagens as opiniões de Pedro Cardoso, talvez não tenha sido claro no meu texto. Acho que ele fala bobagens ao errar o foco das críticas, afinal o cinema, como forma de expressão, sempre foi mais "liberal", até mesmo na forma como algumas cenas de nudez são exibidas.

    Acho que Pedro Cardoso deveria mostrar a mesma veemência de suas críticas em relação á televisão, que é um veículo com um alcance muito mais abrangente. Tenho dois filhos pequenos e me incomoda saber que eles podem ver, sem cerimônia, cenas de nudez e de sexo em horários impróprios.

    Um abraço e volte sempre

    ResponderExcluir
  4. O ator pode ter exagerado, mas é inegável que o showbiz nacional explora excessivamente a nudez de forma descarada e de baixo nível. A TV aberta é um horror de bundas de fora sem arte alguma, e muitos filmes também fazem isso, e quando alguém reclama, é retrógrado ou preconceituoso. Balelas de falsos liberais. Ainda há pouco profissionalismo no Brasil e muita sacanagem.

    ResponderExcluir
  5. Concordo com o ator, se ele se manifestou por motivo pessoal ou não, isso não importa, pois o que ele está falando é verdade...quantos e quantos filmes brasileiros foram feitos explorando cenas de sexo ou nudez, vários, com o objetivo de atrair público, mas acredito que um bom filme, com bom roteiro por si só já atrai o público, sem precisar utilizar esses artifícios, exemplo disso é o recente tropa de elite, o problema é que bons filmes, estão cada vez mais escassos.

    ResponderExcluir