quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

"Gomorra" mostra de forma exuberante o horror da máfia napolitana

Esqueça tudo o que você já viu no cinema e na TV sobre filmes relacionados com a máfia italiana. Perto de Gomorra, que estreou nos cinemas brasileiros no último dia 19 de dezembro, a turma de Os Bons Companheiros chega a ser até romântica.

Baseado em um livro do pesquisador e jornalista Roberto Saviano, Gomorra - que é dirigido por Matteo Garrone - traz de maneira intensa e muitas vezes bem violenta a história da Camorra, a máfia napolitana. Como principal credencial, o filme traz o Grande Prêmio do Juri no Festival de Cannes 2008.

Mas nem precisaria deste prêmio para ser um filmaço. Gomorra envolve o espectador ao longo de seus 137 minutos de duração de uma forma que você nem sente o tempo passar. As cinco histórias paralelas contadas no filme mostram o tamanho do poder da Camorra sem que o poder público possa fazer nada.

A situação lembra muito o que vemos diariamente nos telejornais, a respeito da guerra do tráfico de drogas contra a polícia nas principais favelas brasileiras. Segundo dados colhidos por Saviano, nos últimos 30 anos o crime organizado na Itália foi responsável por 10.000 mortes, 4 mil delas sob responsabilidade da Camorra. Saviano garante que a máfia napolitana ajudou financeiramente na reconstrução das Torres Gêmeas, em Nova York.

Em resumo, Gomorra é um belíssimo filme, para ser visto e discutido.

Ficha técnica
Nome:
Gomorra (Gomorra)
Origem: Itália
Ano da produção: 2008
Gênero: Drama, Policial
Duração: 137min
Classificação: 18 anos
Direção: Matteo Garrone
Elenco: Carlo Del Sorbo, Salvatore Abruzzese, Gianfelice Imparato

COTAÇÃO DO BLOG: ÓTIMO


Nenhum comentário:

Postar um comentário