terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Para ver na TV: Cartas de Iwo Jima


Como Clint Eastwood pode ter protagonizado personagens tão marcados pela violência, como o detetive Dirty Harry, sendo capaz de produzir obras tão lindas como Cartas de Iwo Jima (Letters From Iwo Jima)? O filme é a versão melhorada de A Conquista da Honra e traz a visão japonesa da sangrenta batalha na ilha de Iwo Jima, no final da Segunda Guerra Mundial. O filme será exibido nesta terça-feira, às 22h35, pela HBO Plus.

De forma emocionante, conta a história do comandante japonês Tadamichi Kuribayashi (Ken Watanabe), escolhido pelo Alto Comando do império do Japão para comandar a última linha de defesa do país. Escondidos em túneis, os soldados japoneses tentam, inutilmente, resistir ao maior poderio militar dos americanos, que desembarcaram na ilha em fevereiro de 1945.

Enquanto isto acontece Kuribayashi e outros escrevem várias cartas, que dariam vozes e rostos para aqueles que ali estavam e o relato dos meses que antecederam a batalha e o combate propriamente dito, sobre a ótica dos japoneses.

Ficha técnica
Nome:
Cartas de Iwo Jima (Letters From Iwo Jima)
Origem: EUA
Ano da produção: 2006
Gênero: Guerra, Drama
Duração: 140min
Direção: Clint Eastwood
Elenco: Ken Watanabe, Kazunari Nimomiya, Tsuyoshi Ihara, Ryo Kase

COTAÇÃO DO BLOG: EXCELENTE


Nenhum comentário:

Postar um comentário