domingo, 21 de outubro de 2007

Esporte e cinema (1)

A pedido de alguns amigos, entre eles Nicolau Radamés e Fábio Salgueiro, do Diário de S. Paulo, publicarei a partir de hoje uma lista de filmes legais que valem a pena serem vistos ou revistos (pelo menos na minha opinião).

A combinação esporte + cinema quase sempre produz filmes empolgantes, engraçados e emocionantes. A lista abaixo reúne filmes que possuem algum tipo de ligação com o beisebol. Confesso que tenho uma incrível dificuldade em compreender este que é o mais popular esporte americano. Mas na telona, tudo fica simples e saboroso.

1) Campo dos Sonhos (Field of Dreams, EUA, 1989): um filme do tempo em que Kevin Costner ainda era considerado um grande ator. No papel de um fazendeiro endividado, ele recebe uma mensagem para transformar sua plantação de milho em um campo de beisebol. De repente, antigos craques famosos na história do beisebol aparecem para jogar. Mas há um grande segredo por trás de tudo isso. O filme traz ainda Burt Lancaster em um de seus últimos papéis no cinema. Difícil é não ficar emocionado com a cena final.





2) Uma Equipe Muito Especial (A League of Their Own, EUA, 1992):
Os amantes do beisebol estavam desesperos em plena Segunda Guerra Mundial, quando viram os principais astros dsos EUA se alistarem no exército, para combater os nazistas na Europa. Foi quando um empresário teve a idéia de criar uma liga feminina para manter a modalidade em ação. Baseada em fatos reais, esta divertida comédia com tons de drama tem como protagonistas Geena Davis, Tom Hanks e Madonna, excelentes em seus papéis. Ótimas cenas das partidas e com uma linda música-tema (Now and Forever), de Carole King.




3) Sorte no Amor (Bull Durham, EUA, 1988): Comédia-romântica que traz elenco de estrelas, com Kevin Costner, Tim Robbins e Susan Sarandon. Jogador decadente (Costner) só consegue vaga em um time da liga menor americana, espécie de segundona do beisebol, onde será uma espécie de tutor de um novato talentoso, mas ao mesmo tempo um verdadeiro idiota (Robbins). Para piorar, os dois disputam o amor de uma mulher (Sarandon), que a cada temporada escolhe um jogador da equipe para ser seu namorado durante a temporada. Foi indicado ao Oscar de melhor roteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário