sábado, 4 de outubro de 2008

Reveja cena de "Planeta dos Macacos", com Charlton Helston

O sujeito era um reacionário de primeira, republicano até o último fio de cabelo, além de ser um árduo defensor da posse ar armas pelo cidadão comum. Mas o ator americano Charlton Helston, que morreu em abril deste ano e que neste 4/10 completaria 85 anos, teve uma carreira marcada por grandes filmes.

Seus trabalhos de maior sucessos foram Os Dez Mandamentos (1956), quando interpretou Moisés, e Ben-Hur (1959), o da famosa cena da corrida de bigas e que lhe rendeu o Oscar de melhor ator.

Também foi marcante sua participação em O Planeta dos Macacos (1968), de Franklin J. Schaffner, que teve outras quatro continuações, sem a mesma qualidade, é bom que se diga. Mas este primeiro filme era muito bom. Helston, que interpretou o astronauta Taylor, dá um show no planeta comandado pelos macacos.

A cena final, reproduzida no vídeo abaixo, é perturbadora. Na época em que vi o filme, exibido pela extinta TV Tupi, em 1973 ou 74, lembro-me de ter ficado impressionado. Não foi à toa.



Fontes: Ponteiro e YouTube

3 comentários:

  1. essa foi a cena mais assustadora do cinema. fiquei gelado da primeira vez que a vi quando menino. até hoje sinto medo.

    ResponderExcluir
  2. Laguna, quanta saudades! Planeta dos Macanos mexeu comigo por toda a infância e admito: morrida de medo dos gorilas, em especial do Urco, o chefe dos bandos!
    Muito legal a lembrança!
    abraço

    ResponderExcluir
  3. Boa, Laguninha! Cena histórica e arrepiante... Para quebrar o clima, vale citar a paródia que os Simpsons fizeram desta cena. O Homer ajoelhado gritando "malditos" é impagável. Abs!

    ResponderExcluir