quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Festival de Cannes presta homenagem a Clint Eastwood


Do site CineClick

Ignorado pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, que não deu nenhuma indicação a Gran Torino no Oscar, o cineasta Clint Eastwood goza de maior prestígio junto à organização do tradicional Festival de Cannes, onde outro filme seu, A Troca, foi exibido em 2008.

Nesta última quarta-feira, numa cerimônia privada em Paris, Eastwood recebeu uma homenagem especial por meio da Palma de Ouro, oferecida por Gilles Jacob e Thierry Frémaux, presidente e diretor geral, respectivamente, do festival francês. A Palma de Ouro foi entregue a Eastwood como uma homenagem ao conjunto de sua obra. "Estou muito, muito orgulhoso por ter sido escolhido para esta homenagem", afirmou o diretor. "Quando dirigi meu primeiro filme, cineastas e críticos franceses me encorajaram, enquanto, no meu próprio país, todos permaneceram reticentes", lembra Eastwood, que estreou na direção em 1971, com Perversa Paixão. "França é o principal país a abordar e apreciar o cinema como uma forma de arte", concluiu durante a entrega da homenagem.

A primeira vez que Eastwood apresentou um longa seu em Cannes foi em 1985, com O Cavaleiro Solitário. O cineasta voltou novamente à Riviera Francesa para apresentar Bird (1988), Coração de Caçador (1990), Sobre Meninos e Lobos (2003) e A Troca (2008). De acordo com a organização do festival, seu trabalho ao longo dos anos representa "a síntese do classicismo e modernidade no cinema americano".

Esta é a segunda vez que um artista recebe esta homenagem especial: em 1997, o cineasta sueco Ingmar Bergman (O Sétimo Selo) recebeu esta Palma de Ouro pelo conjunto da obra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário